domingo, 4 de abril de 2010

ALBINOS DA BAHIA CONQUISTAM ATENDIMENTO DERMATOLÓGICO PREVENTIVO.

Além da distribuição do protetor solar conquistada desde 2006, uma parceria entre a APALBA e a SESAB – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia também já assegura atendimento dermatológico preventivo para as pessoas com albinismo na rede pública de saúde.

O serviço visa orientar as pessoas com albinismo, desde o nascimento, e seus familiares, sobre os cuidados com a pele e os olhos, o uso correto do protetor solar e outros medicamentos, bem como o vestuário adequado, evitando as seqüelas decorrentes da exposição ao sol.

O serviço começou a ser prestado, a partir de fevereiro de 2010, pelo Hospital D. Rodrigo de Menezes que, além de ser especializado no tratamento da hanseníase, passará a ser referência estadual no atendimento dermatológico preventivo para as pessoas com albinismo. Para garantir o atendimento, a SESAB autorizou a contratação de 02 médicas dermatologistas, que atendem as quartas e quintas feiras.

Os albinos residentes no interior do estado podem agendar as consultas dermatológicas pelo telefone 71 3117-2140, enquanto que os albinos residentes em salvador agendarão as consultas pessoalmente.

O Hospital Especializado D. Rodrigo de Menezes fica localizado na Rua Coronel Azevedo Setor II Cajazeiras 2, Águas Claras, Salvador-Ba.

ATENDINENTO ÀS PESSOAS COM ALBINISMO NA BAHIA

HORÁRIOS – O atendimento às pessoas com albinismo é realizado, diariamente, de segunda a sexta feira, das 09 às 12 e das 14 às 17 horas, em regimes de plantão.

SERVIÇOS PRESTADOS NO ATENDIMENTO:
1)Realização de cadastramento das pessoas com albinismo;
2)Fornecimento de informações, dentre outras, sobre:
· Prevenção do câncer de pele, como adquirir o protetor solar e outros medicamentos auxiliares na prevenção;
· Acesso a rede pública de saúde, em especial sobre o atendimento dermatológico e oftalmológico;
· Mercado de trabalho;
· Benefício Previdenciário - BPC LOAS;
· Passe Livre;
3) Encaminhamento para aconselhamento genético;
4) Dar apoio no agendamento de consultas dermatológicas;
8) Efetuar agendamento de consultas oftalmológicas na COI, com Dr. Edson Silveira, especializadas em visão subnormal.

LOCAL - Desde fevereiro/2010 a APALBA está funcionando numa sala do anexo ao prédio sede do SINDPEC, na Rua Conselheiro Spínola nº 07, em frente a Praça Almirante Coelho Neto, Barris, Salvador-Ba, local onde os associados já realizam a plenária mensal, desde 2007.

CONTATOS - Telefones para contato: (71) 3328-4699, 8788-6792, 9612-6658, 8606-3656, 8175-2112, e-mail:
albinosdabahia@gmail.com.